Prefeito Ronivon Maciel abre vantagem em Porto Nacional, segundo nova pesquisa
- Paulo Albuquerque
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
A diferença para o segundo colocado, deputado Antônio Andrade, é de 7% na estimulada

O prefeito Ronivon Maciel (UB) segue em vantagem na disputa que trava contra o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) neste período de pré-campanha ao governo de Porto Nacional. Neste dia 22 de maio ficaram conhecidos os números de mais uma pesquisa, onde Ronivon aumenta a diferença que tinha comparando com outra consulta publicada no dia 14 deste mês.
No dia 14, a pesquisa foi realizada pelo Vope/Primeira Página, e apontou Ronivon à frente com 35% de intenção de voto contra 31% de Antônio Andrade. Nesta nova pesquisa a vantagem é maior. Ronivon já aparece com 37% na estimulada (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) contra 30% de Antônio Andrade. Se na pesquisa do dia 14 é possível considerar um empate técnico, haja vista a margem de erro (3,5%), conforme informa o Vope/Primeira Página; nesta do dia 22 Ronivon abriu 7%, e está acima da margem, que também é de 3,5%, segundo a LLK Consulting Consultoria, empresa contratada para realizar a pesquisa e divulgada originalmente pelo SBT (Tocantins).
Na pesquisa desta semana também aparecem com voto, na estimulada, os pré-candidatos Nelcir Formehl, com 6% e Álvaro da A7, com 5%. Votam em branco ou nulo 14% e não sabem ou não responderam 8%. Na pesquisa espontânea (sem os nomes dos concorrentes), Ronivon aparece com 15%; Antônio com 11%; Nelcir com 2%; Álvaro com 1%; outros com 1%; branco ou nulo 16%; e Não sabe ou Não responderam 54%.
Quanto à rejeição, o deputado federal Antônio Andrade lidera com 25%; Ronivon está com 20%, Álvaro da A7 com 8%; Nelcir aparece com 5%; rejeitam a todos 15%; não rejeitam nenhum, total de 22%; e Não sabe ou Não responderam, 5%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi do tipo qualitativa e realizada em todo o município de Porto Nacional. Levou em consideração as informações demográficas e geográficas relevantes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista telefônicas operadas por seres humanos.
Foi utilizada uma amostragem com 800 entrevistas e a pesquisa apresenta intervalo de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%. O desenho da amostra foi feito de acordo com as seguintes distribuições: sexo 48% Masculino e 52% Feminino, sendo 16% de 16 a 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 22% de 35 a 44 anos, 23% de 45 a 59 anos e 17% de 60 anos ou mais, com o grau de escolaridade de 31% até ensino fundamental completo, 48% com Ensino Médio Incompleto/Completo e 21% com Ensino Superior ou mais, que possuem renda domiciliar mensal de 62% até 2 salários mínimos, 29% mais de 2 até 5 salários mínimos e 9% acima de 5 salários mínimos.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo
Para a realização da pesquisa foram empregados entrevistadores e supervisores devidamente treinados e qualificados para a operacionalização do trabalho. Após os trabalhos de coleta, os questionários foram submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% dos questionários aplicados pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa
Na ausência de delimitação do bairro, foi identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada).
A relação das localidades selecionadas para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º, §6º da Resolução 23.600/2019 do TSE.
Comentarios