Domingo, manhã de calor e de fogo
- Paulo Albuquerque
- 16 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Na manhã de domingo (16), mais um episódio de queimada no Distrito de Luzimangues. Desta vez , próximo à TO-080, atrás do posto policial.
As queimadas urbanas representam um sério problema ambiental, especialmente durante o período de seca. No Brasil, o primeiro quadrimestre de 2024 registrou um número alarmante de focos de queimadas, com 17.182 ocorrências, o maior desde 2003¹.
Essa situação é agravada pelo poderoso El Niño deste ano, que trouxe secas prolongadas, principalmente à Amazônia. Na região do Distrito de Luzimangues a situação também é preocupante.
Medidas de prevenção e conscientização são essenciais para combater esse problema e proteger nossos ecossistemas.
(1) Entenda por que o Brasil registrou uma taxa inédita de queimadas ... - G1. https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/05/02/entenda-por-que-o-brasil-registrou-uma-taxa-inedita-de-queimadas-neste-1o-quadrimestre-do-ano.ghtml.
(2) Governo Federal proíbe queimadas por quatro meses. https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2020/07/governo-federal-proibe-queimadas-por-quatro-meses.
(3) Começa época de alertas para queimadas no Brasil - Tempo.com. https://www.tempo.com/noticias/actualidade/comeca-epoca-de-alertas-para-queimadas-no-brasil-temporada-focos-incendios.html.
(5) Situação atual - Programa Queimadas - INPE. http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/situacao-atual/situacao_atual/.
Comentários